Identidade Sanjo

Autoria

Catarina França

Ano

2019-2020

Curso

Licenciatura em Design

Resumo

PT

A Sanjo foi primeira marca de sapatilhas portuguesa, criada em 1933, em São João da Madeira. Ao longo de 87 anos de existência, a Sanjo criou e utilizou vários logotipos. O logotipo desenvolvido para a Sanjo inspira-se no primeiro da marca, e a sua conceção passou pela simplificação da forma, facilitando a sua leitura e possibilitando a utilização em pequena escala. Criei uma linguagem visual que recorre aos cordões para formar caligrafia e à fotografia. A partir destes elementos foram realizadas 2 campanhas publicitárias. A primeira pretende apresentar alguns produtos antigos e atuais da Sanjo, no sentido de lembrar o legado da marca, que está presente na vida dos portugueses desde 1933. Salientando desta forma a longevidade da marca que lhe atribui sabedoria e qualidade no fabrico de calçado. A segunda campanha apresenta uma comparação entre o contexto em que a sapatilha era utilizada antigamente e em que é usada atualmente. Desde subir as árvores até ao parkour nos edifícios. Desde os carrinhos de rolamentos até ao skate. As circunstâncias mudaram, mas a Sanjo continua a estar presente. Fiz ainda alguns elementos de merchandising, packaging, e a sola recorrendo à mesma linguagem dos cordões utilizada em publicidade.

EN

Sanjo was the first Portuguese sneakers’ brand, created in 1933, in São João da Madeira. Over 87 years of existence, Sanjo has created and used several logos. The logo developed for Sanjo is inspired by the brand’s first, and its conception has been simplified in the form, facilitating its reading, and enabling small-scale use. I created a visual language that uses laces to form calligraphy and photography. From these elements, I carried out 2 advertising campaigns. The first intends to present some old and current products of Sanjo, in order to remember the legacy of the brand, which is present in the life of the Portuguese since 1933. Thus, emphasizing the longevity of the brand that gives it wisdom and quality in the manufacture of footwear. The second campaign presents a comparison between the context in which the sneaker was used in the past and in which it is currently used. From climbing the trees to parkour in the buildings. From the rolling carts to the skateboard. Circumstances have changed, but Sanjo is still there. I also made some elements of merchandising, packaging, and the sole using the same language as the laces used in advertising.