Perspetiva e afeto: o papel da cinematografia na relação empática entre o adulto-espetador e a criança-personagem

Autoria

Sara Daniela Carvalho Novais dos Santos

Orientador(es)

José Alberto Pinheiro, Antônio Morais

Ano

2018

Curso

Mestrado em Comunicação Audiovisual

Resumo

PT

Este ensaio foca-se na utilização da perspetiva e do close-up na produção de empatia entre o espetador e o personagem. No âmbito de um projeto de cinema documental com um ponto de vista sobre o ensino doméstico, pretende-se analisar a ocorrência, os contextos e os objetivos de diversas técnicas de direção de fotografia na construção da voz do personagem, aptas para desenhar a individualidade no seio de um coletivo infantil. O desenvolvimento teórico tem duas vertentes que se interligam: aprofundar o conceito de perspetiva, tendo como base os métodos usados no filme Les quatre cents coups (Truffaut, 1959), para revelar de que forma este elemento cinematográfico aproxima o adulto-espetador do universo da criança retratada; e analisar o efeito de “identificação emocional” que o close-up proporciona recorrendo à leitura de expressões faciais (Ekmann, 2003) no documentário Être et Avoir (Philibert, 2002). Este trabalho termina com a descrição e análise da metodologia utilizada no processo de direção de fotografia do documentário Lar Doce Escola.


EN

The focus of this thesis is the use of perspective and close-up to obtain empathy between spectator and character. Within the framework of a documentary cinema project with a perspective on homeschooling, we intend to analyze the occurrence, the context, and the objective of several photography techniques in constructing the character’s voice and how these techniques are capable of drawing individuality in a children’s collective. The theoretical development has two sides that are related to each other: to further study the concept of perspective – based on the methods used in the film Les quatre cents coups (Truffaut, 1959) – to reveal the way the cinematographic element brings the adult-spectator closer to the universe of the portrayed child; and to analyze the effect of “emotional identification” provided by the close-up using the reading of facial expressions (Ekman, 2003) in the documentary Être et Avoir (Philibert, 2002). We end this project with an analysis of the methodology used in the cinematography of the documentary Home Sweet School.