Uma abordagem ao design de rótulos de Vinho do Porto do século XXI: caso Sandeman

Autoria

Luiza Serpa Fraga

Orientador

Vítor Quelhas

Ano

2020

Curso

Mestrado em Design

Resumo

PT

Esta investigação discute a temática do Vinho do Porto, um produto que, para além de ser influente nos aspetos económico e histórico, retrata a identidade cultural portuguesa. O seu êxito comercial impulsiona o surgimento de novas marcas e o consequente aumento da competitividade. Estes fatores suscitam a necessidade de se salientarem. Sendo assim, observa-se que o rótulo, para além de ser um elemento essencial na conceção da identidade do produto, carrega em si um grande potencial para atingir essas necessidades, uma vez que é o primeiro contacto entre o produto e o consumidor. No entanto, o rótulo de Vinho do Porto ainda é um objeto de estudo pouco discutido, principalmente sob a perspetiva do design. Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo geral desta dissertação explorar e avaliar quais as características que envolvem o processo de criação de um rótulo de Vinho do Porto que contribuem para o sucesso de uma marca. Para este fim, realizou-se uma pesquisa de finalidade básica pura, cujo objetivo é exploratório, com abordagem quali-quantitativa feita através de procedimentos bibliográficos e estudo de caso com 58 rótulos de Vinho do Porto Sandeman do século XXI. Estes rótulos foram analisados individualmente mediante critérios como a cor, a forma, a tipografia, a iconografia e a produção gráfica. Apesar do baixo número da amostragem em avaliação, houve o emprego de instrumentos estatísticos para uma compreensão mais rica. Todavia, sincronicamente, a análise foi feita de forma crítica baseada na perceção da autora acerca do objeto de estudo. Por fim, esta investigação permitiu concluir que o processo de construção de um rótulo de Vinho do Porto não envolve apenas aspetos técnicos como a boa legibilidade, o uso adequado de cores e tipografias ou o equilíbrio da composição. Este processo requer sensibilidade por parte do designer, e isto inclui tanto o envolvimento com os valores da marca e o entendimento cuidado da mensagem que esta visa transmitir, como o estudo do comportamento do consumidor.

EN

This research considers Port Wine as a subject-matter, a product that, beyond being influential in economic and historical aspects, portrays the Portuguese cultural identity. Its commercial success drives the emergence of new brands and the consequent increase in competitiveness. These factors raise the need to stand out. Thus, it is observed that the label, in addition to being an essential element in the design of the product’s identity, carries with it a great potential to reach these needs, since it is the first contact between the product and the consumer. However, the discussion about the Port Wine label is still limited, especially from the perspective of design. Thus, it was established as the main objective of this dissertation to explore and evaluate which characteristics involve the process of designing a Port Wine label that contribute to the success of a brand. For this purpose, a pure basic purpose research was carried out, whose objective is exploratory, with a qualitative and quantitative approach carried out through bibliographic procedures and a case study with 58 labels of 21st century Sandeman Port Wine. These labels were individually analysed using criteria such as colour, shape, typography, iconography and printing production. Despite the low number of samples under evaluation, statistical instruments were used for a richer understanding. However, synchronously, the analysis was made critically based on the author’s perception of the object of study. Finally, this investigation made possible to conclude that the process of designing a Port Wine label does not involve only technical aspects such as good legibility, the appropriate use of colours and typography or the balance of the composition. This process requires sensitivity from the designer, and this includes both the involvement with the brand values and the careful understanding of the message that it aims to transmit, as well as the verification of how the consumer acts.