Willkinson Sword Design

Autoria

Rui Moreira

Curso

Licenciatura em Design Gráfico

Resumo

PT

Fundada em 1772 Wilkinson Sword é uma empresa que fabrica lâminas de barbear e outros produtos de cuidados pessoais, tanto para homens como para mulheres. Estes 250 anos de história formaram uma empresa multifacetada que já produziu baionetas, armas de fogo, motociclos, máquinas de escrever, tesouras e equipamento de jardinagem. 

O objetivo desta proposta passa por elaborar um projeto de identidade visual. Fundir o moderno e o conceito da marca britânica que apela por uma experiência de barbear simples, e uma qualidade superior. 

Posto isto impulsiona-se uma linguagem despojada, ao mesmo tempo requintada. Um equilíbrio entre o forte e o leve. Combinados dois elementos símbolo e tipografia. As iniciais da marca formam o logótipo, com cortes precisos e várias direções que remetem ao acto rotineiro de barbear, acompanhado com tipografia serifada e elegante. A acompanhar a história, acompanham também, dos mais diversos ícones que demonstram a profundidade desta empresa. 

A mesma filosofia reflete-se em várias peças de outdoors, camisolas, sacos, e a vários formatos de publicidade aos quais já estamos habituados, incluindo vídeo e uma nova apresentação plástica através de packaging. A exploração desta variedade de formatos e de composições serviu para demonstrar a flexibilidade que esta nova identidade possui.  

EN

Founded in 1772 Wilkinson Sword is a company that manufactures razors and other personal care products for both men and women. These 250 years of history have formed a multifaceted company that has produced bayonets, firearms, motorcycles, typewriters, shears and gardening equipment. 

The objective of this proposal is to develop a visual identity project. Fusing the modern and the concept of the British brand that calls for a simple shaving experience, and superior quality. 

Having said that, a stripped-down language is encouraged, at the same time refined. A balance between the strong and the light. Combined two elements symbol and typography. The brand’s initials form the logo, with precise cuts and various directions that refer to the routine act of shaving, accompanied by elegant serif typography. Following the story, they also accompany the most diverse icons that demonstrate the depth of this company. 

The same philosophy is reflected in several pieces of billboards, shirts, bags, and the various advertising formats we are already used to, including video and a new plastic presentation through packaging. The exploration of this variety of formats and compositions served to demonstrate the flexibility that this new identity has.