A realização como reflexo absurdo da existência em A Eternidade e uma Noite

Autoria

Tomás Simões Barão da Cunha

Orientador(es)

Maria João Cortesão, Pedro Azevedo

Ano

2020

Curso

Mestrado em Comunicação Audiovisual

Resumo

PT

Este ensaio foca-se, de um ponto de vista existencialista, na reflexão do realizador sobre o ‘mundo absurdo’ que o rodeia. Baseando-se no movimento filosófico, pretende a análise sobre o realizador e autor reflexivos, estudando de que forma o autor se vê nos elementos que compõem a cena, como o protagonista e outros elementos cénicos. A revisão bibliográfica para os conceitos em análise assentou na literatura de Camus, no movimento da Nouvelle Vague, com o dispositivo de Godard em primeiro plano e ainda na pintura de Hopper. A componente empírica consistiu no desenvolvimento e conclusão da curta-metragem A Eternidade e Uma Noite, refletindo sobre a influência que os movimentos acima mencionados tiveram na sua construção.


EN

This essay focuses, from an existentialist point of view, on the director’s reflection of the absurd world that surrounds him. Based on the philosophical movement, it intends to analyze the reflexive author and director, studying how the author sees himself in the elements that make up the scene, such as the protagonist and other scenic elements. The bibliographic revision for the concepts at issue was based on Camus’ literature, on the Nouvelle Vague movement, with Godard’s mechanism in the foreground and Hopper’s paintings. The empirical component consisted on the development and conclusion of the short film Tonight, reflecting on the influence that the aforementioned movements had on its construction.