O uso do ponto de vista subjetivo na curta-metragem “Oblívio”

Autoria

Ricardo Emanuel Mendes Leite

Orientador(es)

José Miguel Martins Moreira

Ano

2021

Curso

Mestrado em Comunicação Audiovisual – Fotografia e Cinema Documental

Resumo

PT

Os géneros cinematográficos são cruciais para criar uma identidade fílmica. No caso particular de um thriller, que usa o suspense como elemento denominador, com um protagonista inocente ou inconscientemente envolvido numa situação ameaçadora e misteriosa, é através da eficácia narrativa e dramática do uso do Ponto de Vista Subjetivo que conseguimos ter uma perspetiva sobre o que está a acontecer no enredo, sobretudo, quando tudo parece manifestar-se através da visão, aparentemente, deformada da personagem principal do thriller proposto para análise. Assim, o presente ensaio tem como objetivo analisar e justificar o uso do Ponto de Vista Subjetivo no filme “Oblívio” (2021), tendo em conta os propósitos narrativos e dramáticos pretendidos na realização desta curta-metragem, produzida no âmbito do Mestrado em Comunicação Audiovisual, Especialização em Produção e Realização Audiovisual da ESMAD.


EN

Movie genres are crucial for the creation of a filmic identity. In particular the thriller genre, which uses suspense as a denominator, with an innocent or unconscious protagonist involved in a threatening and mysterious situation, it is through the narrative and dramatic effectiveness of using the subjective point of view that we are able to have a perspective on what is happening in the plot, especially when everything seems to manifest itself through the vision of the main character in the Thriller proposed for analysis. Thus, the present essay aims to analyze and justify the use of the Subjective Point of View in the film “Oblívio” (2021), considering the narrative and dramatic purposes intended by the Director of this short film, produced within the scope of the Master in Audiovisual Communication, and Specialization in Audiovisual Production and Directing from ESMAD.