Interação com corpos andantes

Autoria

Barbara Pedro Paixão

Orientador(es)

Rodrigo Guedes de Carvalho

Ano

2021

Curso

Mestrado em Sistemas e Media Interativos

Resumo

PT

O presente relatório pretende descrever o projeto desenvolvido em contexto de estágio curricular na Mecha Studio, com o intuito de finalizar o Mestrado em Sistemas e Media interativos. O projeto surge da forte motivação de querer explorar a interação em tempo-real entre o corpo humano e o computador. Para isso, desenvolvi em conjunto com a Mecha Studio uma instalação interativa que faz uso do movimento do corpo para gerar imagem e som. A instalação interativa tem o nome de Digital Soul e oferece uma visão mais profunda do interior de cada participante através de um espelho digital. Os visuais são inspirados pelo lado emocional do ser-humano de forma a despertar reações emocionais enquanto os gestos humanos formam imagem generativa. Para o desenvolvimento deste projeto existiu uma exploração intensiva sobre a criação dos visuais aplicados na silhueta dos corpos extraídos através de uma câmara sensor. Em simultâneo, a imagem era reproduzida num painel LED para uma melhor perceção da escala humana. Foi também desenvolvido som interativo de forma a haver uma interação mais notável entre participante-participante.


EN

This report intends to describe a project developed in the context of a curricular internship at Mecha Studio, in order to finish the Master in Systems and Interactive Media. The project occurs as the result of the strong motivation of wanting to explore the real—time interaction between the human body and the computer. For this, we developed an interactive installation that makes use of body movement to generate image and sound. The interactive installation is called Digital Soul and offers a deeper view of each participant’s interior through a digital mirror. The visuais are inspired by the emotional side of the human being in order to arouse emotional reactions while the human gestures form a digital image. For the development of this project there was an intense exploration of the creation of visuals applied to the shape of the bodies extracted through a camera sensor. Simultaneously, the image was reproduced on an LED panel to give a better perception of the human scale. Interactive sound was also developed to have a more perceptible interaction between participant-participant.