Paloma: Un pájaro loco

Autoria

Andreia Vilas Boas – 9180130
Diana Oliveira – 9180511
Luís Vieira – 9170242

Ano

Novembro 2020

Curso

Licenciatura em Multimédia
Multimédia II

Resumo

PT

No âmbito da unidade curricular de Multimédia II, do 3º ano da licenciatura de multimédia da ESMAD, foi proposto um trabalho de grupo cujo objetivo é a conceção e o desenvolvimento de uma aplicação/experiência a partir das imagens disponíveis.

A ideia do grupo foi criar um jogo em que o controlador é o corpo do jogador e através do movimento é controlado um pássaro. Após a visualização das imagens e do debate sobre as mesmas, decidimos optar por uma interpretação mais literal. Nesta interpretação, a imagem da pintura é comparada com um simples voo de uma ave e a velocidade dessa mesma ação enquanto que a imagem do pássaro morto se relaciona às maneiras absurdas em que muitas vezes os pássaros morrem.

O grupo decidiu optar por um videojogo por ser uma experiência interativa, que exige não só uma capacidade de reação rápida, mas também uma interpretação visual de todo o ambiente e processamento de todas as ações que decorrem neste.

Optar pelo uso do corpo do jogador como “joystick”, através de um detetor de movimentos, resolve o grande problema atual da necessidade de desinfeção das interfaces físicas. Em suma isto acrescenta uma necessidade de reação mais rápida e precisa que eleva o nível de emissividade da experiência do utilizador.

Este meio de interação será certificado através do uso do software de programação visual Max/MSP, ou em alternativa, a utilização de um software open source, criado com auxílio do anterior, Video Trigger.

Relativamente às tarefas, estas foram divididas da seguinte maneira: a criação da personagem em 3D foi feita pela Diana Oliveira, a criação do cenário e dos obstáculos foi realizada pela Andreia Vilas Boas e o desenvolvimento do controlador ficou ao cargo do Luís Vieira.

No que diz respeito à programação do
jogo, ficou como responsabilidade da Andreia Vilas Boas e do Luís Vieira.

EN

Within the scope of the curricular unit of Multimedia II, of the 3rd year of the degree
of multimedia at ESMAD, a group work was proposed whose objective is the
design and development of an application/experience from the
images available.

The group’s idea was to create a game in which the controller is the player’s body
and through movement a bird is controlled. After viewing the images and the debate about them, we decided to opt for an more literal. In this interpretation, the image of the painting is compared with a simple flight of a bird and the speed of that same action while the image of the dead bird relates to the absurd ways in which many sometimes birds die.

The group decided to opt for a video game because it is an interactive experience, which requires not only a quick reaction ability, but also a visual interpretation of the entire environment and processing of all actions that stem from this.

Choose to use the player’s body as a “joystick”, through a motion detector, solves the current big problem of the need to disinfection of physical interfaces. In short, this adds a need to faster and more accurate reaction that raises the level of emissivity of the experience of the user.

This means of interaction will be certified through the use of the visual Max/MSP programming, or alternatively, the use of software open source, created with the help of the previous one, Video Trigger.

Regarding the tasks, these were divided as follows: the creation of the character in 3D was made by Diana Oliveira, the creation of the scenery and the obstacles was carried out by Andreia Vilas Boas and the development of
controller was in charge of Luís Vieira. With regard to programming the game, was the responsibility of Andreia Vilas Boas and Luís Vieira.

Mapa funcional e conceptual

Referências

Software utilizado

Criação do asset do jogador, do cenário e obstáculo

Criação de cena