O ponto de vista na realização do filme “Henry!

Autoria

Deborah Treis Findeiss

Orientador(es)

José Alberto Pinheir
José Miguel Moreira

Ano

2021

Curso

Mestrado em Comunicação Audiovisual – Fotografia e Cinema Documental

Resumo

PT

O presente ensaio tem como objetivo analisar o uso do Ponto de Vista no cinema e justificar sua aplicação na curta-metragem “Henry!”, filme escrito e realizado pela autora durante o último ano do Mestrado em Comunicação Audiovisual (Especialização em Produção e Realização Audiovisual). O projeto visa introduzir as variadas maneiras de utilização do uso do Ponto de Vista no cinema e suas justificações, buscando, desta forma, destacar alguns filmes que souberam domar a técnica com maestria. Por fim, pretende-se relacionar a aplicação do uso do Ponto de Vista com cenas de “Henry!”, uma vez que o filme se trata, desde o primeiro esboço da escrita do guião, de uma junção de várias memórias que se passam dentro da mente da personagem enquanto se encontra em coma – fato que é omitido do espectador até o terceiro ato do filme – e que se esclarece somente a partir da mudança de perspetiva de um personagem para outro. Assim, todas as escolhas criativas da realização do filme, como o uso de movimentos e angulação de câmara, enquadramentos, cartela de cores, montagem e banda sonora justificam seu propósito.


EN

This essay aims to analyze the use of Point-of-View in cinema and justify its application in the short film “Henry!”, written and directed by the author during the last year of the Master in Audiovisual Communication (Specialization in Audiovisual Production and Direction). The project aims to introduce the various ways of using the Point of View in cinema and its justifications, in order to highlight some films that apply this technique with mastery. This way itºs intended to relate the application of the good use of the Point of View with scenes from “Henry!”, since the film is, since the first sketch of the script writing, about a combination of several memories that take place inside the protagonistºs mind while in a coma – a fact that is omitted from the viewer until the third act of the film – and that is clarified only from the change of perspective from one character to another. Thus, all creative choices in the making of the film, such as the use of camera movements and angulation, framing, color chart, montage and soundtrack justify its purpose.