Vice-Versa Imersiva

Autoria

Hugo Lopes, Lara Maia, Marco Bártolo

Ano

2020/2021

Curso

Licenciatura em Multimédia

Resumo

PT

Foi nos proposto criar um ambiente em realidade virtual onde conceberam uma aplicação e/ou uma narrativa para tal que incorpore as técnicas e tecnologia de Realidade virtual, que suporte experiências em mundos virtuais de forma imersiva e interativa, sendo os graus de imersividade e interatividade podem ser variáveis.

Uma vez concluído o projeto 1 da Unidade Curricular Multimédia II, o presente grupo decidiu que seria interessante dar seguimento a esse mesmo projeto no corrente trabalho. Dessa forma, o grupo procurou, novamente, explorar a temática da ambiguidade da ação do homem, fazendo-o através de drásticos contrastes entre realidades que se cruzam na atual sociedade humana. Assim, cingindo-se ao desafio proposto pelos docentes, o grupo implementou a tecnologia de Realidade Virtual, criando então uma experiencia imersiva e interativa que toma lugar num amplo museu virtual. Fazendo uso dos óculos VR, o utilizador pode deambular pelo espaço virtual e, também, interagir com os quadros existentes (para este projeto desenvolvemos apenas um exemplar).

EN

Was proposed to us to create an environment in virtual reality where they conceived an application and/or a narrative for such that incorporates the techniques and technology of Virtual Reality, that supports experiences in virtual worlds of form immersive and interactive, and the degrees of immersiveness and interactivity can be variables.

Once project 1 of the Multimedia Curricular Unit II was concluded, the present group decided that it would be interesting to continue this same project in the current work. In this way, the group sought, once again, to explore the theme of the ambiguity of human action, doing it through drastic contrasts between realities that intersect in current human society. Thus, meeting the challenge proposed by the teachers, the group implemented Virtual Reality technology, creating an immersive and interactive experience that takes place in a large virtual museum. Using the VR glasses, the user can wander through the virtual space and also interact with the existing paintings (for this project we developed only one copy).