Auto da Varca

Autoria

Guilherme Santos, Joaquim Santos, Sara Ferreira

Ano

2020/2021

Curso

Licenciatura em Multimédia

Resumo

PT

Foi nos proposto criar um ambiente em realidade virtual onde conceberam uma aplicação e/ou uma narrativa para tal que incorpore as técnicas e tecnologia de Realidade virtual, que suporte experiências em mundos virtuais de forma imersiva e interativa, sendo os graus de imersividade e interatividade podem ser variáveis. O sistema de programação recomendado foi o A-Frame, no entanto, havia a opção para optar por outros, como o Unity.

O resultado disso, é a construção de três mundos fictícios, o principal intitulado de “Limbo”, onde o utilizador começa a sua interação imersiva. Dentro do mesmo, dois portais, onde o mesmo cenário é retratado de forma diferente. Um nomeia-se metaforicamente como o Inferno, o outro como o Paraíso. E eis que nasceu o nome do projeto – o Auto da VaRca, como referência à complexa alegoria dramática de Gil Vicente, o “Auto da Barca do Inferno”. Onde existe um especial destaque às letras “V” e “R”, fazendo alusão à tecnologia de VR (Realidade Virtual)

EN

It was proposed to us to create an environment in virtual reality where they conceived an application and/or a narrative for such that incorporates the techniques and technology of Virtual Reality, that supports experiences in virtual worlds in an immersive and interactive way, being the degrees of immersiveness and interactivity can be variables. The recommended programming system was A-Frame, however, there was the option to opt for others, such as Unity.

The result of this is the construction of three fictional worlds, the main one entitled “Limbo”, where the user begins their immersive interaction. Within the same, two portals, where the same scenario is portrayed differently. one is named metaphorically as Hell, the other as Heaven. And behold, the name of the project – Auto da VaRca, as a reference to Gil’s complex dramatic allegory Vicente, the “Auto da Barca do Inferno”. Where there is a special emphasis on the letters “V” and “R”, alluding to VR (Virtual Reality) technology.