O Mendigo e a Fortuna The Beggar and The Fortune

Autoria

José Pilar e Ricardo Paranhos

Ano

2015-2016

Curso

Licenciatura em Multimédia

Resumo

PT

O interesse para este projeto, surgiu da paixão dos elementos do grupo pela arte da animação, e pelo facto de estes quererem colocar à prova e aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso bem como adquirir novos, podendo assim, continuar a melhorar neste campo.
Este projeto consiste na produção de uma curta-metragem no formato de animação digital 3D, onde é contada uma fábula, sendo esta, “O Mendigo e a Fortuna”, uma fábula a que se aplica o ditado “Quem Tudo Quer Tudo Perde”. Assim sendo, com este projeto, pretende-se abordar, de uma maneira diferente e mais apelativa, uma de várias fábulas contadas pelos adultos às crianças. Pretende-se também a realização de uma experiência, sendo esta a junção de softwares (Autodesk Maya e Blender) para um só fim, quebrando uma linha traçada pela rivalidade entre softwares e obtendo um resultado diferente e inovadora. Ao longo deste relatório estarão descritos, todos processos e decisões tomadas, que tornaram este projeto executável e fizeram renascer esta fábula num novo formato.


EN

The interest about this project arose from the passion of the group members about the art of animation, and because of the fact that they want to put in proof their skills and improve their knowledge acquired along the course, they want to acquire new knowledges, continuing to improve their skills in this field.
This project consists in the production of a short film in 3D digital animation format, which told a fable, “The Beggar and The Fortune”, for this fable can be applied the saying “Who everything wants, everything loses”. Therefore, with this project, we intend to create a diferent and more appealing way to told one of various fables that are told by adults to children. It is also intended to make an experiment, which is the fusion of to different softwares (Autodesk Maya and Blender) with the same purpose in mind, and breaking a line drawn by the rivalry between softwares, getting a different and innovative result. Along of this report are described all of the processes and decisions taken, that have turn this project executable and have revived this fable in a brand new format