Smells Like Murder

Autoria

Bruno Teixeira, Francisco Pinto, Pedro Fonseca

Curso

Licenciatura em Multimédia

Resumo

PT

No âmbito da Unidade Curricular de Projeto, unidade constituinte do segundo semestre do terceiro ano da Licenciatura em Multimédia da Escola Superior de Media Artes e Design, pertencente ao Instituto Politécnico do Porto, foi-nos proposto a realização do presente relatório com o objetivo de explicar os procedimentos utilizados para o desenvolvimento deste projeto final.

Smells Like Murder é o título escolhido para o projeto, sendo este um videojogo de terror online em primeira pessoa, 3D, que aborda a vida de um grupo de jovens amigos que decidem explorar o desaparecimento de pessoas na sua área de residência. No entanto, encontram-se em dificuldades ao descobrirem o porquê destes acontecimentos. O jogo tem uma ambientação sombria e escura, sendo esta abordagem inspirada não só em outros jogos, como também em filmes do género de terror.

A escolha do projeto deve-se não só ao gosto do autor pela área dos videojogos, como jogador, mas também pela vontade de saber mais sobre como criar novos mundos e explorar novas oportunidades nesta área de trabalho que está em constante crescimento e sempre a par das novas tecnologias.

Para o desenvolvimento deste projeto foi criado um grupo de uma forma estratégica, onde cada elemento é responsável pelo desenvolvimento de uma das áreas da criação do jogo, dividindo as tarefas em: FrontEnd- desenvolvido por mim Pedro Fonseca, Backend – desenvolvido por Bruno Teixeira e 3D Artist- desenvolvido por Francisco Pinto. Para além dos elementos do grupo foram utilizados alguns recursos disponibilizados pela escola, assim como “assets” anteriormente adquiridos/produzidos.

Devido à complexidade do projeto, o grupo pretende que o mesmo seja contínuo, sendo que futuramente serão acrescentados novos elementos e irá existir um amadurecimento do mesmo, almejando assim a obtenção de um produto mais sólido de forma que seja possível o seu lançamento no mercado.


EN

Within the scope of the Curricular Unit of Project, a constituent unit of the second semester of the third year of the Degree in Multimedia of the Escola Superior de Media Artes e Design, belonging to the Polytechnic Institute of Porto, it was proposed to us to carry out this report with the aim of explaining the procedures used for the development of this final project.

Smells Like Murder is the title chosen for the project, which is an online first-person 3D horror video game that addresses the life of a group of young friends who decide to explore the disappearance of people in their area of residence. However, they find themselves in difficulties in discovering the reason for these events. The game has a gloomy and dark setting, this approach being inspired not only by other games, but also by horror films.

The choice of the project is due not only to the author’s taste for the area of video games, as a player, but also to the desire to know more about how to create new worlds and explore new opportunities in this area of work that is constantly growing and always up to date of new technologies.

For the development of this project a group was created in a strategic way, where each element is responsible for the development of one of the areas of creation of the game, dividing the tasks into: FrontEnd – developed by me Pedro Fonseca, Backend – developed by Bruno Teixeira and 3D Artist- developed by Francisco Pinto. In addition to the elements of the group, some resources made available by the school were used, as well as “assets” previously acquired/produced.

Due to the complexity of the project, the group intends it to be continuous and in the future new elements will be added and there will be a maturation of the same, thus aiming to obtain a more solid product so that it is possible to launch it on the market.