A criação do ritmo através da montagem da curta-metragem Johnny White

Autoria

Maria Marques dos Santos Azeredo Vasconcelos

Orientador(es)

Felipe Lopes, Maria João Cortesão

Ano

2020

Curso

Mestrado em Comunicação Audiovisual

Resumo

PT

O  presente ensaio aborda o conceito de ritmo através da sua aplicação prática no processo de montagem da curta-metragem Johnny White (2020), escrita e realizada por Gonçalo Santos. Será abordada, inicialmente, uma perspetiva a partir da qual se propõe enquadrar o conceito de ritmo e a forma como este é entendido no contexto da montagem cinematográfica. Seguir-se-á a apresentação de um ponto de vista abstrato no que respeita à montagem e ao ritmo, como forma complementar a primeira. Através da análise de metodologias adotadas por compositores como Danny Elfman (2014) ou Stephen Sondheim (2007), aliadas as intenções criativas de cineastas como Tim Burton, é mostrada a ligação entre objetividade e criatividade no contexto da montagem cinematográfica. A partir dos estudos feitos, serão objetos de reflexão filmes específicos que permitam um entendimento prático. A experiência empírica assente na montagem de Johnny White, componente pratica deste documento, resulta da reflexão e posterior aplicação de influências e práticas decorrentes da investigação levada a cabo na componente teórica.


EN

This essay seeks the understanding of rhythm through its practical application during the editing process of the short film Johnny White (2020), written and directed by Gonçalo Santos. Initially, there will be a perspective which will allow the assimilation of the notion of rhythm and the way it is conceived and placed in a cinematic context. Subsequently, a mainly abstract point of view will be explored in relation to editing and rhythm, supporting the ideas initially presented. From the analysis of methodologies embraced by composers such as Danny Elfman (2014) or Stephen Sondheim (2007), combined with filmmaker Tim Burton’s creative intentions, an alliance is found between objectivity and creativity. Through the acquired understanding of the previous notions, there will be an exploration of rhythm and montage in specific film productions, which will allow a practical perspective. The empirical study rooted on the editing of the short film Johnny White, practical component of this essay, results of a reflection and further practical influences from the developed theoretical investigation.