Embalagem Gorreana

Autoria

Carina Sousa

Curso

Licenciatura em Design Gráfico

Resumo

PT

A Plantação de chá da Gorreana é presentemente a única na Europa. Este negócio familiar existe desde 1883 e é com grande orgulho que anunciam este chá de primeira classe, livre do uso de herbicidas, pesticidas, fungicidas, corantes ou conservantes.  

No entanto, o chá de Gorreana é muito mais do que isso. O propósito deste projeto é contextualizar as origens de onde provêm estes chás. Há tanto valor nas memórias da empresa e no ambiente cultural dos Açores que, por si só, já dão sabor e riqueza à marca. 

Este projeto consiste em contemplar os valores através de uma nova identidade gráfica. Trata-se de apreciar o bordado tradicional, reconhecer o legado histórico da empresa familiar e estimar o trabalho manual de seleção das melhores folhas para cada saqueta de chá.  

Com isto, as embalagens foram renovadas para transparecer o melhor do chá, às prateleiras dos supermercados, foram realizadas campanhas publicitárias para consciencializar o público para a nova cara, um saco de tecido foi bordado para carregar os seus produtos e, finalmente, foram concebidos cartões-postais para proporcionar um pouco das memórias da Gorreana. 

EN

The Gorreana Plantation is currently the only tea plantation in Europe. This family business has existed since 1883 and it is with great pride that they advertise this first-class tea, free from the use of herbicides, pesticides, fungicides, dyes or preservatives.  

However, Gorreana tea is much more than that. The purpose of this project is to contextualise the origins from which these teas come from. There’s so much value in the memories of the company and the cultural environment of the Azores that, in themselves, already give flavour and richness to the brand. 

This project consists of contemplating these values through a new graphic identity. It’s about appreciating the traditional embroidery, recognising the historical legacy of the family company and cherishing the manual work of selecting the best leaves for each tea bag.  

With this, the packaging was renewed to bring out the best of the tea, to supermarket shelves, advertising campaigns were carried out to make the public aware of the new face, a tote-bag was embroidered to carry their products and, finally, postcards were designed to provide a bit of Gorreana’s memories.