LabRP — ESS Nelo

Autoria

Hugo Silva

Ano

2018-2019

Curso

Licenciatura em Design – Design Gráfico e Publicidade

Resumo

PT

Com mais de 40 anos de atividade, a NELO assume-se como líder mundial na construção de kayaks e canoas. Com os seus desenhos revolucionários, os barcos NELO agitaram as águas desta modalidade altamente competitiva, onde medalha após medalha, record após de record, cimentaram um estatuto a que poucos podem aspirar. É neste sentido que surge o conceito ‘LEAVE YOUR MARK’, que se assume como mote no percurso incontornável da empresa e do seu legado. Assumindo o carácter histórico do Museu NELO conciliado à vanguarda tecnológica que define a empresa na atualidade, foi desenvolvido um algoritmo que visa simular o rasto e memória da água através do uso da tipografia e reconhecimento de movimento. Os grafismos gerados a partir da interação com o código deram origem aos elementos gráficos presentes nas diferentes aplicações adjacentes ao museu. O carácter interativo desta ferramenta permite também que o visitante do museu seja encorajado a deixar a sua marca através da interação em tempo real com a simulação do rasto da água. Neste projeto foi tido também em conta, uma renovação da identidade gráfica da empresa, onde o objetivo foi acentuar o ADN vencedor da NELO, acrescentando movimento e refinando o seu logótipo atual, sem nunca descurar a sua essência original.

EN

With more than 40 years of activity, NELO assumes itself as world leader in the construction of kayaks and canoes. With its revolutionary designs, the NELO boats stirred the waters of this highly competitive modality,
where medal after medal, record after record, cemented a statute to which few can aspire. It is in this sense that the concept ‘LEAVE YOUR MARK’ arises, which is assumed as a motto in the inevitable route of the company and its legacy. Assuming the historical character of the NELO Museum reconciled with the technological vanguard that defines the company in the present time, an algorithm was developed that aims to simulate the water track and memory through the use of typography and recognition of movement. The graphics generated from the interaction with the code gave rise to the graphic elements present in the different applications
adjacent to the museum. The interactive nature of this tool also encourages the museum visitor to leave his mark through real-time interaction with the water track simulation. For this project a renewal of the company’s graphic identity was also taken into account, where the goal was to accentuate the winning DNA of NELO, adding movement and refining its current logo, without ever neglecting its original essence.