Design de mobiliário inspirado na cultura da marca Viarco

Autoria

João Carlos Vaz Rodrigues

Orientador

Abel Tavares

Ano

2021

Curso

Mestrado em Design

Resumo

PT

O desenrolar do paradigma do consumismo presente na sociedade atual, propõe desafios contantes aos fabricantes de produtos e detentores das marcas que os representam. A criação de valor, independentemente da sua tipologia, tornou-se o seu principal foco, numa tentativa de aproximação e atração dos consumidores para a marca, serviço ou produto, utilizando inúmeros fatores como a diferenciação, experiência, interação e propósitos com os quais os clientes se identifiquem e permitam a sua fidelização. Neste sentido, as extensões de marca surgiram como uma forma de expandir o portefólio de produtos, contribuindo para um aumento de valor e reconhecimento no mercado. O desenvolvimento de novos produtos que vão além do seu setor, permite uma visão mais ampla da marca, abrindo portas a novos mercados e consumidores, tornandose assim uma mais-valia e uma tendência nos vários ramos comerciais.

Em Portugal pode-se constatar o regresso de várias marcas centenárias, como a Sanjo, Ach Brito, Ramirez e Topázio que devido à evolução da industrialização foram obrigadas a repensar o seu valor e posicionamento no mercado, surgindo revivalismos e lançamentos de antigos produtos numa vertente contemporânea, servindo-se da memória e do saudosismo como elemento principal da sua identidade (BuzzFeed, 2015). A Viarco é um desses casos, especializada no fabrico de lápis desde a sua origem em 1907, foi recentemente alvo de uma reestruturação assente na valorização do seu património e no envolvimento da comunidade com a marca. A experimentação e criação de produtos personalizados, que muitas vezes num ambiente industrial não é possível pois a maquinaria está destinada à produção em série, tornou-se parte da sua cultura e levou-a a encontrar o seu lugar no mercado

 Os cruzamentos destas realidades serviram como base para a proposta de projeto, na qual o design se torna o fio condutor na criação de uma extensão de marca, abraçando todo o espólio e cultura da Viarco de modo a ser desenvolvido um novo produto de mobiliário capaz de oferecer uma nova perspetiva sobre a marca, aumentando o seu valor e reconhecimento.

EN

The unfolding paradigm of consumerism present in today’s society poses constant challenges to product manufacturers and brand owners. The creation of value, regardless of its type, has become its main focus, attempting to approach and attract consumers to the brand, service or product, using numerous factors such as differentiation, experience, interaction and purposes in which the customers identify themselves, allowing their loyalty. Therefore, brand extensions emerged as a way to expand the product portfolio, contributing to an increase in value and recognition in the market. The creation of new products that go beyond its sector allows a broader vision of the brand, opening doors to new markets and consumers, thus becoming an asset and a trend in the various commercial branches.

In Portugal, there’s a return of several centuries-old brands, such as Sanjo, Ach Brito, Ramirez and Topázio that due to the evolution of industrialization were forced to rethink their value and positioning in the market, emerging revivals and launches of old products in a contemporary look, using memory and nostalgia as main element of its identity. Viarco is one of those cases, specialized in the manufacture of pencils since its origins in 1907, has recently been restructured based on the elevation of its heritage and community involvement with the brand. The experimentation and creation of customized products, which is often not possible in an industrial environment as the machinery is intended for mass production, has become part of its culture and has led it to find its place in the market.

The crossing of these realities served as the basis for the project proposal, in which design becomes the guiding thread in the creation of a brand extension, embracing the entire Viarco heritage and culture in order to develop a new furniture product capable of offering a new perspective on the brand, increasing value and recognition.