Lucky Thirteen

Autoria

Ana Filipe e Maria Azevedo

Ano

2017-2018

Curso

Licenciatura em Multimédia

Resumo

PT

“Lucky Thirteen” é pensada como uma sala de gestação, na qual se experiencia tanto a criação biológica da personagem como o contexto em que esta foi concebida, sendo que na estrutura central veremos imagens relacionadas com imagens microscópicas e toda a sua formação física e o som será alusivo ao que foi ouvido e sentido durante a gravidez. O cancro, o abuso, o abandono, a persistência, o amor e a falta dele, são alguns dos temas, que vão ser abordados. Trata-se de uma instalação interativa que, aborda várias técnicas da multimédia, como captação de movimento através do uso de Kinect, captação e edição de vídeo e som, vídeo mapping, programação em Processing, MAX/MSP, programação de motores e de fitas LED e espacialização de som. A consciencialização da sociedade é um dos principais objetivos, transmitindo através de uma envolvência esteticamente agradável, uma mensagem subliminar, mas forte. A capacidade e o poder de interação e manipulação do utilizador com o conteúdo desta obra, isto é, vídeo, som e luz, é uma referência e uma reflexão sobre a intervenção de cada um de nós no mundo que nos rodeia e a forma como este é afetado com as nossas ações. A instalação apenas vive, apenas se transforma e reage se tiver manifestação exterior. Sem ela fica estagnada, tal como qualquer ser. Cada atitude origina uma consequência. A interatividade do projeto pretende fazer com que essas consequências, físicas e psicológicas, sejam compreendidas por intermédio da apresentação e exploração dos conteúdos.

EN

“Lucky Thirteen” is thought of as a gestation room, in which both the biological creation of the character and the context in which it was conceived are experienced. In the central structure we will see images related to microscopic images and all their physical formation and the will be allusive to what was heard and felt during pregnancy. Cancer, abuse, abandonment, persistence, love and lack of it are some of the themes that will be addressed. It is an interactive installation that covers a variety of multimedia techniques, such as motion capture using Kinect, video and sound capture and editing, video mapping, programming in Processing, MAX/MSP, programming of motors and LED strips and spatialization of sound. The awareness of society is one of the main objectives, conveying, through aesthetically pleasing surroundings, a subliminal but strong message. The capacity and power of interaction and manipulation of the user with the content of this work, that is, video, sound and light, is a reference and a reflection on the intervention of each of us in the world around us and the way in which this is affected by our actions. The installation only lives, only transforms and reacts if it has external manifestation, without it becoming stagnant, just like any being. Each attitude has a consequence. The interaction with the project aims to make these consequences, physical and psychological, be understood through the presentation and exploitation of the contents.