À margem do caminho

Autoria

Rita Almeida Pereira

Orientador(es)

João leal

Ano

2020

Curso

Mestrado em Comunicação Audiovisual

Resumo

PT

A realização de um projeto de fotografia documental levou à temática da caminhada como prática e experiência estética e artística, onde a fotografia foi associada ao ato de caminhar. O percurso escolhido para a realização da prática fotográfica é o Caminho de Santiago de Compostela. A reflexão teórica e a produção prática ganham suporte, fundamentalmente com as obras de autores como: Francesco Careri, que abordada os conceitos de caminhada estética, de percurso e território; de Rebecca Solnit, que reflete sobre o ato de caminhar enquanto forma de alcançar o lado consciente com a produção de pensamentos; Marc Augé e Michel de Certeau, que exploram o conceito de lugar e não-lugar, bem como de espaço. O projeto é realizado com base no tema da caminhada e das questões que daí advém. O ato de caminhar apresenta-se como a temática subjacente ao Caminho de Santiago, onde a ideia de caminhante, de percurso, de território e de paisagem são exploradas. O objetivo principal deste projeto, traduz-se na reflexão sobre o ato de caminhar enquanto prática potenciadora de experiências estéticas e artísticas, e posteriormente, na sustentação dessa reflexão em imagens. Essas imagens são constituídas por um conjunto de retratos, paisagens e objetos. A caminhada é vista enquanto ação que possibilita o envolvimento com o território, bem como a perceção mais abrangente das múltiplas dimensões de um espaço. Desta forma, parte da motivação do projeto consiste na intenção de estimular o pensamento através da caminhada enquanto experiência mental e física, possibilitando o contacto do corpo com o espaço. Este projeto fotográfico tenciona ainda, revelar resultados que reflitam um olhar pessoal sobre o percurso, potenciador de sugestões narrativas polissémicas. Pretende-se perceber de que forma a ação de caminhar poderá ou não ser substancial aos níveis artístico e pessoal. Da mesma forma que Francesco Careri, na sua obra Walkscapes: o caminhar como prática estética (2013), nos revela que se encontra movido por um interesse de compreensão sobre a importância da narrativa pessoal revisto no ato de caminhar, também a realização deste projeto possui motivações semelhantes.


EN

Making a documentary photography project led to the theme of walking as an aesthetic and artistic practice and experience, where photography was associated with the act of walking. The path chosen for the photography execution was the Caminho de Santiago de Compostela. The theoretic reflection and the practical production gain a stand, especially with works by authors such as Francesco Careri, who approached the concepts of aesthetic walking, path and territory; Rebecca Solnit, who reflected on the act of walking as a way to reach the conscious side while producing thoughts; Marc Augé and Michel de Certeau, who explored the concept of place and non-place, as well as space. The project is based on the theme of walking and all the questions that come with it. The act of walking is present as a subjacent thematic to the Caminho de Santiago, where the idea of a walker, of a path, of territory, and landscape are explored. The main goal of this project is to reflect on the act of walking as a potential practice for aesthetic and artistic experiences, and after, to sustain that reflection with images. Those images are made up of a variety of portraits, landscapes, and objects. The walk is regarded as an action that enables the involvement with the territory, as well as a broader perception of the multiple dimensions of a place. Thus, part of the motivation for this project consists of the intention to stimulate thought through walking as a mental and physical experience, allowing the body to have contact with space. This photographic project also means to unveil results that reflect a personal look on the path, to potentially create polysemic narrative suggestions. The intention is to understand in what way the action of walking can or not be substantial when it comes to artistic and personal levels. In the same vein as Francesco Careri, with his book Walkscapes: walking as an aesthetic practice (2013), revealing that he is motivated by a desire to understand the importance of the personal narrative reflected in the act of walking, the making of this project shares similar motivations.